segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Etios começa a ser produzido em nova fábrica do Brasil

Desenvolvido para o mercado brasileiro, o novo Toyota Etios é o primeiro compacto da marca no Brasil. Os japoneses resolveram investir no filão de carro que mais vende por aqui e vão concorrer com os VW Gol, Fiat Uno e Nissan March, entre outros. O Etios terá dois tipos de motorização. A versão hatchback será equipada com propulsores de 1.3 e 1.5 flex, ambos com 16 válvulas. Já o sedã virá com o motor 1.5.

Segundo a Toyota, o modelo será oferecido com transmissão manual de cinco velocidades, que, em conjunto com os motores de última geração, proporcionarão excelente desempenho, dirigibilidade e um dos melhores índices de consumo de combustível da categoria.

De acordo com as informações divulgadas, a carroceria do compacto foi concebida seguindo os “rígidos padrões de qualidade da Toyota”. O Etios sairá de fábrica já equipado com freios ABS e airbag de série.

Esta semana a Toyota inaugurou uma nova fábrica em Sorocaba (SP), a terceira no Brasil. Ela será a responsável por fabricar o novo Etios custou, segundo a marca, U$ 600 milhões. A fábrica, aliás, já começa a produzir o Etios no mês de setembro.

A capacidade de produção inicial será de 70 mil veículos por ano e serão gerados 1.500 empregos diretos. E, segundo a marca, o aumento de produção será considerado de acordo com a demanda do mercado.

A nova unidade da Toyota do Brasil tem tamanho total de 3,7 milhões de metros quadrados e é a primeira do País desenvolvida totalmente com o conceito Ecofactory da Toyota, o mesmo utilizado na matriz, no Japão.




A metodologia consiste em reduzir anualmente a emissão de resíduos gerados, compostos orgânicos voláteis (VOCs) e emissões de CO2, (dióxido de carbono, o principal responsável pelo efeito estufa), além de reutilização das águas pluviais e preservação da área. 

Primeiro Etios
O primeiro Etios sedã será doado para a entidade não-governamental Associação Bom Pastor, ligada à Pastoral do Menor, que realiza trabalho de assistência a crianças carentes na cidade de Sorocaba (SP), como parte dos trabalhos beneficentes da Toyota.

Texto publicado originalmente na coluna Autonews do Jornal da Paraíba, em 12/08/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

publicidade