sábado, 16 de junho de 2012

Land Rover Freelander 2012 está mais eficiente e ainda com opção a diesel

Se você pode ter um Land Rover não há sentido escolher outra marca. Essa frase, com forte apelo comercial, traduz o diferencial de ter um veículo que une tradição com tecnologia de ponta, sofisticação com conforto, potência com segurança, e tudo isso numa marca líder no segmento premium de veículos de luxo. Entre um gama de opções, um dos veículos da família Land Rover, o Freelander 2 tem um quê de especial, pois grande parte dos clientes que optam pela marca britânica começa adquirindo um Freelander, que se tornou um grande sucesso de vendas da Land Rover no Brasil desde sua apresentação ao público em 2007. E a versão 2012 do Freelander 2 traz várias inovações e ainda a opção de motor diesel, tudo isso com ampla autonomia, torque elevado e extremo conforto.

Com 2.2 litros e 190 cavalos de potência, a linha 2012 do Freelander 2 tem design exterior com detalhes cromados na tampa do porta-malas, para-choque dianteiro arrojado, além de rodas de 18 ou 19 polegadas com design esportivo. O interior Premium traz bancos em couro com opção de regulagem elétrica, teto solar, controles de inúmeras funções no volante e acabamento impecável. Extremamente silencioso e eficiente, o motor 2.2 diesel SD4 do Freelander 2 desenvolve 190 cavalos de potência e 420 Nm de torque. O propulsor possui um turbo compressor de geometria variável, que otimiza consideravelmente seu desempenho. Desenvolvido especialmente para o propulsor, esse turbo compressor tem um sistema de refrigeração a água, que lhe permite funcionar em temperaturas extremamente elevadas, além de proporcionar mais potência e torque.

O motor é dotado do sistema common rail de injeção de combustível, com injetores de elevada velocidade e com máxima otimização no processo de combustão. O veículo ainda é equipado com o Sistema Inteligente de Gestão de Potência (IPMS) que utiliza a energia cinética gerada pelas frenagens como fonte de energia para o carregamento da bateria, dispensando a utilização de combustível para tal. Um sistema de sensores posicionado no coletor de escape permite o monitoramento extremamente preciso da temperatura interna do turbo compressor, o que proporciona maior eficiência do turbo, menor consumo de combustível, sem que seu desempenho e robustez sejam comprometidos. Tudo isso permite níveis de consumo extremamente baixos e ampla autonomia, que pode chegar a até 972 quilômetros com um tanque de diesel.

O desempenho do novo Freelander 2 com motor SD4 diesel também é destaque, já que o veículo sai da imobilidade aos 100 km/h em 9,5 segundos. Os 190 km/h de velocidade máxima garantem o excelente rendimento do veículo. Além da economia, dos baixos índices de emissões de gases poluentes e do excelente desempenho, os mínimos níveis de ruídos também impressionam. A tampa do motor traz nervuras adicionais que reduzem os ruídos emitidos. Uma camada emborrachada foi aplicada no topo e na base do motor para absorver o ruído gerado pelo funcionamento dos injetores.


A transmissão automática do Freelander 2 de seis velocidades Aisin Warner AWF21 foi desenhada para proporcionar uma condução extremamente confortável, com respostas rápidas e trocas quase que imperceptíveis ao motorista. Isso graças a incorporação de rolamentos de rolos cônicos, discos de baixa resistência aos rolamentos e a utilização de um fluído de baixíssima viscosidade. Além disso, um sistema inteligente reduz as rotações do motor quando o veículo encontra-se parado no modo Drive, o que otimiza o consumo de combustível. A relação de marchas foi configurada de forma a proporcionar dirigibilidade com extremo conforto e respostas rápidas aos comandos do motorista, sem prejudicar o desempenho fora de estrada e as características do exclusivo sistema Terrain Response® que, ao simples giro de um botão, adapta todas as configurações de motor, câmbio e tração do veículo de acordo com o tipo de piso em que se trafega.

A linha 2012 do Freeelander 2, que tem três versões a S, a SE e a HSE, traz ainda design arrojado com aspectos luxuosos e esportivos. Por fora, detalhes cromados e maçanetas nas cores da carroceria dão um ar de requinte. A robustez é garantida pelo desenho da grade dianteira, complementada pela grade dianteira arrojada e pelas molduras dos faróis de neblina. Por dentro, o Freelander 2 traz inúmeras opções de cores dos bancos na versão HSE que vem em couro premium Windsor, além de diferentes opções de acabamento em materiais nobres. Os assentos possuem dois níveis de ajuste elétrico, com 10 ou 14 posições diferentes, de acordo com a versão.

O veículo ainda conta com inúmeros atributos que garantem a segurança de todos os seus ocupantes. OCommand Driving Position proporciona ao motorista boa visibilidade dos quatro cantos do veículo, que oferece ainda nove airbags, incluindo um para proteger os joelhos do condutor. A disposição do motor, não apenas aumenta o espaço interno para os ocupantes, mas também garante segurança ao deslocar-se em direção ao solo em caso de colisão, evitando que as partes do motor invadam o habitáculo. Tal fato garantiu que o Freelander 2 recebesse 5 estrelas no teste Euro NCAP, considerado referência mundial em segurança de tráfego.

“Mais do que um veículo, com o Freelander 2 tanto quem conduz o carro, quanto quem está de carona, sente que está numa verdadeira máquina que lhes proporciona segurança, conforto e, sobretudo, prazer”, finaliza a gerente da concessionária Land Rover/Rota Premium da Paraíba, Mônica Paiva. E quem quiser conferir todos esses diferenciais do Freelander 2 pode agendar um test drive em uma das cinco concessionárias Land Rover do Grupo Rota Premium, na Paraíba, na Estrada de Cabedelo, em Recife, em Boa Viagem ou na Imbiribeira, em Salvador e a ainda na cidade de Barreiras (BA).

Coluna publicada na colua Autonews do Jornal da Paraíba em 17 de junho de 2012. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

publicidade