terça-feira, 31 de maio de 2011

Prefeitos de SP e de NY usam carro elétrico em evento

Leaf é o 'carro oficial' da C40, reunião com representantes de 59 cidades. Mudanças climáticas são tema de discussões. Prefeito de SP, Gilberto Kassab, conduz o carro elétrico Nissan Leaf ao lado do prefeito de Nova York, Michael Bloomberg. O Leaf é o 'carro oficial' do C40, evento que começou nesta terça-feira (31) em São Paulo e reúne representantes de 40 cidades membros e 19 afiliadas.


Fiat promove Rally Universitário em João Pessoa no domingo

A equipe do Rally Universitário Fiat já está em João Pessoa, onde, no próximo domingo (5), acontece a quarta prova da temporada. As inscrições para o evento podem ser feitas pelo site www.rallyuniversitariofiat.com.br. A expectativa é de que, além dos competidores da capital da Paraíba, o grid tenha um número expressivo de representantes de Natal, onde a prova foi realizada nas três últimas temporadas, além de Maceió.

O vencedor da categoria Universitário se classifica para disputar um Fiat zero quilômetro, em dezembro, com os outros vencedores da temporada, com todas as despesas pagas. Há também a opção da categoria Paixão Fiat.

Para garantir vaga, basta doar quatro latas de leite em pó, por pessoa, que serão repassadas para uma instituição filantrópica da cidade. Nesta disputa para iniciantes não é exigida experiência anterior, há uma aula de navegação gratuita para todos. Vai ser a segunda vez que a prova acontece em João Pessoa.

Aberta a todas as marcas

A categoria Universitário, limitada a 120 carros, é aberta a modelos de todas as marcas, fabricados a partir de 1991. Em caso de dupla, cada equipe deverá ter, pelo menos, um universitário. Se houver um zequinha (carona), dois dos três participantes deverão estar matriculados em uma instituição de ensino superior.

A categoria Paixão Fiat, limitada a 30 carros, é exclusiva para modelos da Fiat, com qualquer ano de fabricação. Nesta categoria não é exigida a presença de universitários, mas os vencedores só disputam os brindes e troféus oferecidos em cada prova. Em cada uma das categorias também será premiada a equipe feminina mais bem classificada após as cinco que vão ao pódio.

Calendário 2011

10 de abril - São José dos Campos (SP)
01 de maio - Campo Grande (MS)
29 de maio - Maceió (AL)
05 de junho -João Pessoa (PB)
19 de junho - Montes Claros (MG)
07 de agosto - Macaé (RJ)
04 de setembro - Brasília (DF)
02 de outubro - Bauru (SP)
30 de outubro - Londrina (PR)
20 de novembro - Porto Alegre (RS)
04 de dezembro - Final (em local a ser divulgado)

Da Assessoria do evento

Linha 2012 do Peugeot 207 traz pequenas novidades


Chega às concessionárias da Peugeot a linha 2012 da família 207 (hatch, sedã e perua). A principal aposta da marca francesa é nas pequenas novidades no design e na lista de equipamentos de série mais recheada. Os motores continuam os mesmos: 1.4 Flex de 82 cavalos de potência (versões XR e XR S) e 1.6 16V Flex, de 113 cv (XS).

Além dos itens de série da configuração XR S, a topo de linha XS entrega ainda rádio CD player com MP3 e entrada USB, airbag duplo, freios com ABS (antitravamento), bancos esportivos, rodas de liga leve de 15 polegadas e vidros elétricos (dianteiros e traseiros). A transmissão automática TipTronic de quatro velocidades é opcional.

A opção de entrada do modelo hatch do 207 parte de R$ 35.790. Já a do sedã (Passion) custa R$ 40.790 e da perua (SW), R$ 41.490.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Perdeu a coluna de domingo? Leia agora

Clique para vê-la maior

Sétima geração do VW Passat chega ao Brasil em junho


A sétima geração do Volkswagen Passat chega ao Brasil na primeira semana de junho. Com visual renovado, o sedã executivo parte de R$ 106,7 mil – a versão Variant (station wagon) custa R$ 113.130-, sem levar em conta os opcionais, que chamam a atenção pelo alto nível tecnológico. Completo, o novo Passat pode sair por R$ 138.269.

Muito mudado, o design do novo Passat não lembra em nada a geração anterior. Em compensação, está muito parecido com o novo Jetta, o sedã médio da marca comercializado no país desde maio.

A semelhança chega até o motor, que é o revigorado 2.0 TSI (turbo), o mesmo do Jetta, com injeção direta de combustível que gera 211 cavalos de potência e 28,5 mkgf de torque. A transmissão é DSG automática (dupla embreagem) de seis velocidades, com opção de trocas manuais por meio das aletas atrás do volante (‘borboletas’).



A velocidade máxima é de 210 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 7,6 segundos. O índice de consumo, de acordo com a Volks, é de 12,5 km/l em uso misto – perímetro urbano e estrada.

Do G1
Para ler mais sobre a avaliação do novo Passat pelo G1, clique aqui.

Semana do meio ambiente: campanha do Nissan LEAF

Já que estamos em plena semana do meio ambiente, acho que vale relembrar o vídeo campanha do Nissan LEAF, carro elétrico que tem como proposta central emitir menos poluentes na natureza. O vídeo é em inglês, mas como o texto é pouco e as imagens falam por si, vale a pena ser assistido até por quem não entende a língua.

Ah, a previsão oficial de chegada deste modelo ao Brasil é apenas em 2015, mas a marca reserva uma surpresa para os próximos meses.

Kia cresce 23,1% em vendas no País em abril

A Kia Motors fechou o mês de abril com um volume de vendas 23,1% acima do registrado no quarto mês do ano passado no País.

Neste período, os modelos da Kia somaram 214.817 entregas entre automóveis de passageiros (exportações, vendas domésticas e vendas de fábricas fora da Coreia do Sul), veículos de lazer (RVs) e veículos comerciais.

Já os 780.172 veículos vendidos durante o primeiro quadrimestre deste ano apontam um crescimento de 20,9%, ao compararmos com o mesmo período de 2010.

domingo, 29 de maio de 2011

Montana 2011 - para brincar ou trabalhar



Leia o artigo sobre a experiência com a Montana no Jornal da Paraíba deste domingo.
E veja fotos feitas com exclusividade para o blog clicando aqui.

sábado, 28 de maio de 2011

Você acha que picapes compactas só servem para o trabalho?

Veja algumas fotos do carro de trabalho mais divertido da Chevrolet!

Renault Fluence vence guia "Qual Comprar 2011", da revista AutoEsporte


Numa acirrada disputa com mais de 150 modelos à venda no mercado nacional, o Renault Fluence foi o campeão do guia "Qual Comprar 2011", produzido pela revista Autoesporte, da Editora Globo. O Fluence superou automóveis nacionais e importados com preços sugeridos de até R$ 150 mil.

Além de faturar o título geral, o Renault Fluence também foi o melhor em sua categoria: a de sedãs médios, à frente de Honda Civic, Toyota Corolla, Chevrolet Vectra, Ford Focus Sedã, Fiat Linea e Peugeot 408.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Novo Volkswagen Touareg chega ao Brasil por R$ 220.990


O Touareg foi uma espécie de prévia do futuro, quando surgiu há quase dez anos. Fruto da parceria da Volkswagen com a Porsche, que originou o irmão Cayenne também, o SUV chega à 2ª geração mais refinado, veloz e econômico, e agora um produto de uma só empresa já que a Volks assumiu a Porsche.

O modelo está sendo lançado nesta semana no Brasil, em duas versões, uma com motor V6 por R$ 220.990 e outra com um V8, por R$ 267.990. Além de sido reprojetado a ponto de estar mais próximo de um automóvel, o Touareg ganhou itens mais eficientes.

Do BlogAuto

Renault lança o crossover Duster “virtualmente” em junho

A marca francesa Renault deve apresentar o crossover Duster para a imprensa brasileira no dia 3 de junho. Mas será uma coletiva virtual, via o site da montadora. No entando, a mídia especializada já especula que o modelo que vem para o Brasil é igual a russa, como este abaixo.


Citröen C3 Picasso é flagrado em João Pessoa antes do lançamento

O lançamento nacional é só amanhã, mas o blog já teve acesso ao novo Citröen C3 Picasso nas lojas de João Pessoa e divulga com exclusividade algumas imagens feitas na Orly Citröen esta semana. Confira abaixo como é o novo carro da marca que promete ser seu novo sucesso de vendas.

Que tal compararmos a BMW 1 Series M e Audi TT RS na pista?

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Veja imagens do Passat 2012

O Volkswagen Passat 2012 já tem nova cara e passou a ter personalização americana para tentar fugir do estereótipo de “Jettão”. Acabamento de primeira e investimento em tecnologias que permitam baratear o preço final do veículo, esses são segredos da VW para conquistar o público americano, ainda mais porque o Passat agora é produzido na montadora americana de Chattanooga, no Tennessee.

Abaixo você confere algumas imagens deste renovado carro da Volkswagen e fica a pergunta: quando será que esse carrão vai chegar ao Brasil?

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Não viu a coluna deste domingo no Jornal da Paraíba? Aproveite!

Motor do Fiat 500 TwinAir é eleito o melhor do ano por especialistas

O motor TwinAir, da Fiat Powertrain, foi eleito o melhor de 2011 por um painel de 76 jornalistas especializados de 36 países. Pela primeira vez, a premiação organizada pela revista europeia "Engine Technology International" consagra um motor com até 1 litro -o motor da Fiat, que equipa o Fiat 500 TwinAir, possui 0.9 litro.

A Toyota havia sido a primeira a conseguir o primeiro lugar com um motor 1.0, o do Yaris VVT-i, em 1999.

O TwinAir, que desenvolve 85 cavalos, é destacado pela Fiat pela baixa emissão de CO2, de 95 g/km, e pela economia de combustível: 29,2 km/l. Com ele, o compacto acelera de 0 a 100km/h em 11 segundos e chega a até 173 km/h.

Leia mais sobre esta eleição clicando aqui.

Brasil terá sete novas fábricas de automóveis

Fiat
A nova fábrica da montadora italiana está sendo construída em Pernambuco, nas proximidades do Porto de Suape, onde está sendo erguido também um dos maiores complexos industriais do país. A Fiat também terá no local um centro de pesquisa e desenvolvimento.

A planta, que tem previsão de término para 2014, custará 3 bilhões de reais e terá capacidade para produzir cerca de 200.000 veículos anualmente para o mercado interno e para outros países da América Latina. Os recursos já estão incluídos no orçamento de 10 bilhões de reais da montadora italiana para o Brasil para o período de 2011 a 2014.

Essa é a segunda fábrica da Fiat no país. A unidade de Betim (MG) conta com capacidade de 950.000 unidades por ano. A montadora chegou ao Brasil em 1976 e foi a primeira grande empresa do setor a não se instalar no ABC Paulista, na época, a capital da indústria automobilística brasileira.

Hyundai
No final de fevereiro, a Hyundai anunciou o início da construção de sua fábrica na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo. A empresa pretende investir 600 milhões de dólares nas obras para a fabricação de um único veículo: o compacto HB. A montadora japonesa tem também outra fábrica localizada em Anápolis (GO), onde é produzido o Tucson.

Toyota
A montadora japonesa está erguendo sua terceira fábrica no Brasil. A nova unidade localizada em Sorocaba, no interior paulista, produzirá cerca de 70.000 carros por ano. Com investimento de 600 milhões de dólares, a fábrica tem início de operação previsto para o segundo semestre de 2012. Sobre o modelo que sairá da nova unidade, a Toyota divulgou apenas que será um compacto flex e que pretende exportá-lo.

A Toyota chegou ao Brasil em janeiro de 1958 com um escritório no centro de São Paulo e, onze meses depois, instalou sua primeira fábrica no bairro do Ipiranga. A unidade foi transferida em 1962 para São Bernardo do Campo. Em setembro de 1998, a Toyota inaugurou a segunda fábrica no Brasil, em Indaiatuba, interior de São Paulo, onde começou a fabricar o Corolla, seu modelo mais vendido em todo o mundo, com mais de 30 milhões de unidades comercializadas desde 1966.

Chery
A montadora chinesa iniciou a construção de sua fábrica no final de janeiro. A unidade, que ficará em Jacareí -- a 70 quilômetros da capital paulista --, é avaliada em 400 milhões de dólares. Lá serão produzidos dois modelos: os utilitários S18 e o A13, a partir de 2013, quando as obras devem ser concluídas. Serão 170.000 unidades por ano. Os outros quatro modelos que compõem o portfólio brasileiro da empresa continuarão sendo importados.

Suzuki
A primeira fábrica da montadora fora do Japão ficará no Brasil. Segundo a Suzuki, nem o local, nem detalhes do projeto estão definidos. Mais avançada, está a negociação com o governo de Itumbiara (GO) para receber a planta que produzirá 3.000 unidades anuais do utilitário esportivo Jimny. O modelo, importado do Japão e vendido por cerca de 55.000 reais, não tem concorrentes no Brasil.

TAC Motors
No próximo dia 28 de abril, a montadora catarinense TAC Motors definirá os novos investimentos para sua planta em Joinville e decidirá onde será erguida a nova fábrica. Entre as possíveis localizações, há Manaus (AM), a região da Grande Fortaleza (CE) e da Grande Salvador (BA). No entanto, as obras devem começar só depois de 2013, data limite do contrato de exclusividade que a montadora tem com o governo de Joinville, onde está sediada.

A TAC fabrica o jipe militar Stark 4WD desde 2009 e já vendeu 130 unidades. O veículo especial foi desenvolvido em parceria com a empresa israelense IAI Elta, líder mundial no desenvolvimento e produção de sistemas de defesa e segurança interna. Os motores são da Fiat.

Paccar
Representantes da fábrica americana de caminhões Paccar, que pretende investir 300 milhões de dólares em uma unidade no Brasil, visitaram uma área no Distrito Industrial de Montenegro, na região metropolitana de Porto Alegre. Há também outros municípios interessados como Charqueadas, que também já foi visitado, e cidades em Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais. A Paccar fabrica caminhões das gamas ligeira, média e pesados, dona das marcas DAF, Peterbilt e Kenworth.

Da revista Exame

Honda realiza competição musical para o Civic 2012 nos EUA

Como parte do lançamento do novo Civic 2012 – que chega a sua nona geração -, a Honda realiza nos Estados Unidos uma competição chamada ‘The Sounds of Civic’ (Os Sons do Civic, em português), na qual as pessoas podem escrever músicas inspirada no modelo da marca japonesa.

Os oito finalistas ganharão US$ 2.500. Já o vencedor levará para a garagem de casa um Honda Civic 2012 e se apresentará no Honda Civic Tour 2011, que acontece na cidade de Los Angeles (EUA).

Mais informações sobre o concurso podem ser encontradas na página do Honda Civic 2012 no facebookk (www.facebook.com/hondacivic).

domingo, 22 de maio de 2011

Assista ao vídeo e conheça um pouco mais do novo Renault Fluence


Veja mais imagens do Fluence aqui.

Renault Fluence 2011


Quer saber mais sobre este carro? A coluna Auto News deste domingo no Jornal da Paraíba tem mais!

Renault vai apresentar Kangoo transformado em feira de Saúde

A Renault do Brasil vai apresentar sua linha de veículos utilitários na edição 2011 da Feira Hospitalar, o maior e mais importante fórum de saúde da América Latina, que começa no próximo dia 24 de maio no Expo Center Norte, em São Paulo.

Com a experiência de quem é líder no mercado europeu de veículos transformados, a Renault do Brasil oferece uma ampla gama de modelos transformados aos consumidores brasileiros, além de ser a única a dar garantia de fábrica.

Por isso, a marca levará para o evento internacional três veículos de sua linha de transformados destinados ao uso hospitalar: um Kangoo Express Simples Remoção, um Master L2H2 (chassi médio com teto elevado) Ambulância UTI e um Master Furgão L2H2 SAMU – Suporte Avançado de Vida.

O Master Furgão L2H2 Ambulância UTI é voltado para intervenções médicas de emergência e, por isso, traz maca escamoteável; isolamento térmico, janela corrediça na porta lateral direita com película branca; dois ventiladores e dois exaustores, gerenciador de carga e bateria, piso revestido em material de alto tráfego, inversor 12Vcc/110Vca/1000W com duas tomadas, suporte duplo de cilindro de oxigênio; um cilindro de oxigênio de 16 litros com válvula; e régua tripla, com fluxômetro, umidificador, máscara com mangueira e aspirador.

Voltado para o atendimento e transporte de pacientes de alto risco em emergências pré-hospitalares e/ou de transporte inter-hospitalar que necessitam de cuidados médicos intensivos, o Master Furgão L2H2 SAMU é uma das transformações mais completas e equipadas em termos de ambulância.

Kangoo Express
O utilitário Renault Kangoo Express 1.6 16V Hi-Flex, que conta com o menor preço sugerido (a partir de R$ 37.170,00) e uma das maiores capacidades de carga útil do seu segmento (800 kg), é o utilitário multiuso ideal para os grandes centros urbanos.

Veículos já saem transformados de fábrica
Os projetos desenvolvidos pelos fornecedores e validados internamente na Renault do Brasil, primam pela segurança e qualidade. Por isso, os clientes que comprarem qualquer modelo da linha de veículos transformados da Renault, contam com todos os benefícios da garantia original do veículo, diferentemente do que acontece quando o veículo é adaptado por empresas independentes.

sábado, 21 de maio de 2011

MG Motors estreia oficialmente no Brasil com cinco modelos


Grande volume e preços "acessíveis” será a combinação utilizada pela marca de luxo inglesa MG Motors (Morris Garages) para lucrar no mercado brasileiro. Em entrevista ao G1, o presidente da MG Motors do Brasil e do grupo Forest Trade, Juarez de Souza, afirma que a margem de lucro dos produtos foi reduzida para os cinco modelos que chegam ao país neste ano se encontrarem em uma faixa de preço diferenciada dentro do mercado de luxo brasileiro. Dessa forma, o objetivo é desbancar marcas como Audi e BMW e, ao mesmo tempo, atrair novos consumidores para o segmento.

Souza não revelou o preço de todos os modelos, mas adiantou que o sedã MG550 será lançado por R$ 94.789. O modelo estreia no dia 8 de junho, juntamente com a primeira concessionária em São Paulo e o modelo MG6, um GT derivado do 550. Até setembro, o carro estará disponível no país. No Reino Unido, o modelo sai por preços entre £ 15.495 (R$ 40,3 mil) e £ 18.995 (R$ 49,5 mil).

“Qual carro de luxo é vendido no Brasil por este preço?”, questiona Souza, ao considerar impostos, logística e a alíquota de importação de 35% embutidos nos valores dos modelos. Ele também coloca na conta a tradição da empresa, fundada em 1924.


Para quem questionar o preço do 550 como "mais caro" em relação ao Ford Fusion e ao Hyundai Azera, por exemplo, o empresário afirma que os carros da MG não temem esses concorrentes por causa do “alto nível tecnológico”. Assim, ele disputaria espaço mesmo com os modelos Audi A4, BMW 320 e o Mercedes-Benz C-180.

Leia mais sobre a chegada da marca ao Brasil e também sobre os modelos que virão para o país.

Nissan anuncia recall de 208 unidades da Frontier Limited Edition

A Nissan anunciou nesta sexta-feira (20) o recall de 208 unidades da picape Frontier Limited Edition fabricadas entre 2005 e 2008 na Espanha e vendidas no Brasil.

Segundo a montadora, será necessária a troca das cinco rodas de liga leve porque, "em casos raros, em que o veículo é utilizado em condições de carga total, pode ocorrer trinca na roda". Em situações extremas, isso pode levar à quebra da roda.

A Nissan diz que nenhum acidente foi registrado em virtude da falha. A troca será realizada sem qualquer custo ao consumidor, que deverá agendar os serviços em uma concessionária da marca.

Veja os chassis dos veículos convocados:
VSKCVND4060069190 até VSKCVND4070144648

A montadora informa que os proprietários das unidades que sofrerão recall serão contatados pela empresa por meio de carta. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-011-1090 ou no site www.nissan.com.br

Do G1

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Mini Cooper One chega ao Brasil em junho por R$ 69.950

Chega no próximo mês ao Brasil o Mini Cooper One, versão de entrada do veículo de origem inglesa. Partindo de R$ 69.950, o compacto é equipado com motor 1.6 16V (gasolina) de 98 cavalos de potência e transmissão manual de cinco velocidades.

Em termos de requinte, a opção One oferece ar-condicionado, seis airbags, freios com ABS, faróis de neblina e controle de estabilidade. As lâmpadas, ao contrário da configuração Cooper, não são de xênon.

As de 15 polegadas são de liga leve. Dez cores externas estão disponíveis. O modelo já está disponível para pré-venda em algumas lojas da marca em SP e no Rio.

Fiat 500 ganha versão apimentada na versão “Gucci”


Foi lançada a campanha publicitária da edição limitada Fiat 500 by Gucci. A diretora de criatividade da Gucci, Frida Gianini, não só redesenhou o carro como também escolheu a modelo russa Natalya Poly como garota-propaganda do modelo.

O 500 by Gucci foi apresentado no Salão de Genebra, em março deste ano, e faz parte das celebrações de 150 anos da unificação da Itália. O carro também marca os 90 anos da Gucci.

No mercado italiano, o modelo começou a ser vendido em abril, por 17 euros (R$ 39.134). As vendas no resto da Europa começam em julho e até o fim do ano outros mercados receberão a edição especial.

A versão “fashion” do 500 é oferecida em dois temas. Um deles combina a cor preta com detalhes cromados e o interior em preto e branco. A outra versão tem carroceria pintada em branco, detalhes cromados e interior em preto e marfim.

Com AutoEsporte.com

Brasil vai liberar importação de 'alguns' veículos da Argentina

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) informou no início da noite desta quinta-feira (19) que vai liberar a importação de "alguns" veículos produzidos na Argentina, após a mudança de regras que aumentou as barreiras à entrada no mercado brasileiro. O MDIC não informou modelos ou quantidades que serão liberadas.

Desde a semana passada, para tais produtos entrarem no mercado nacional, o importador tem de pedir uma licença prévia para a liberação de guias. Até então, o procedimento era feito de forma automática.

De acordo com o ministério, as regras não mudaram: o que foi colocado sob licença não automática continua da mesma forma. Sem a licença automática, o Brasil tem até 60 dias para para permitir a entrada dos produtos. O que a decisão dessa quinta faz é agilizar esse prazo para alguns veículos.

Do G1

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Renault Experience expõe detalhes da criação, produção e venda de um novo automóvel

O Instituto Renault leva a São Paulo, o “Renault Experience”, projeto educacional que já foi visto por mais de seis mil estudantes em todo o País, nos dias 23 a 27 de maio, na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

O evento é uma iniciativa da Renault do Brasil que dá aos estudantes a chance de conhecer em detalhes todo o processo de criação, produção e venda de um novo automóvel no mercado brasileiro, caso do Novo Renault Sandero.

Já em sua sexta edição, o Renault Experience apresentará as estratégias adotadas para o lançamento do modelo que é sucesso de vendas e que acaba de passar por evoluções de desenho e acabamento que resultaram no Novo Renault Sandero.

O modelo, recém-lançado mundialmente no Brasil, é o primeiro da marca totalmente concebido fora do continente europeu e desenvolvido para atender ao consumidor brasileiro.

Piloto por um dia
Os participantes do Renault Experience, alunos da Universidade Mackenzie, poderão pilotar um Mégane Sedan de competição na pista do Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), com o concurso “Piloto por um dia”.

A primeira edição do “Renault Experience” foi realizada em agosto de 2009 na Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em Curitiba. O evento já passou por Campinas (PUC), Porto Alegre (ESPM-RS), Florianópolis (UFSC) e contou com a participação de mais de 6.000 alunos. Quando será que chega à Paraíba?

Honda demite 400 funcionários em SP e corta produção em 50%

A Honda do Brasil anunciou nesta quarta-feira (18) que vai demitir 400 funcionários da fábrica de Sumaré (SP), o equivalente a 12% do quadro, e reduzir a produção em 50%, cortando um dos três turnos.

As medidas, segundo a montadora, fazem parte de um ajuste da empresa aos efeitos do terremoto ocorrido em março passado no Japão.

Em nota, a Honda diz que diversos fornecedores de componentes eletrônicos, que não podem ser substituídos facilmente, tiveram sua produção afetada. Com isso, o envio de peças para diversos países, inclusive o Brasil, foi prejudicado.

Vídeo da nova geração do Zafira está na internet

Monovolume estreia no mercado brasileiro no ano que vem. Na Europa, modelo chegará com cinco opções de motorização: 2.0 a diesel de 110 cavalos de potência, 130 cv e 165 cv, e as opções a gasolina, que vêm com o motor 1.4 turbo de 120 cv e 140 cv.

terça-feira, 17 de maio de 2011

C3 Picasso deve chegar à Paraíba na próxima semana

De acordo com informações passadas ao blog, o novo modelo Citroën C3 Picasso chega às lojas de João Pessoa já na próxima semana.

O carro é produzido na fábrica da empresa no Rio de Janeiro. A montadora ainda não divulgou o preço de venda do C3 Picasso no Brasil, mas acredita-se que vá custar entre R$ 45 mil e R$ 55 mil.

Kia Sorento 2012 terá novo motor

O Kia Sorento 2012 será lançado com novo motor GDI de quatro cilindros e injeção direta de combustível. O propulsor é mais uma aposta da marca sul-coreana para conquistar os consumidores de crossovers de marcas norte-americanas, como a Ford.

De acordo com a Kia, o modelo também será equipado com sistema de entretenimento “hands-free”, como opcional. A companhia não divulgou imagens do modelo.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Land Rover Defender terá recall no Brasil

A Land Rover realizará um recall do Defender no Brasil. De acordo com a assessoria da montadora no país, os modelos 90, 110 e 130 fabricados entre os anos de 2007 e 2011 podem apresentar vazamento de óleo da caixa de câmbio acima do normal, lubrificando os cabos do freio de estacionamento, o que não pode acontecer. O recall deve atingir cerca de 820 veículos.

Os proprietários serão convocados pela Land Rover a deverão realizar uma revisão na caixa de transmissão e no sistema de freio de estacionamento. Caso seja diagnosticado o problema, a montadora garante a troca dos sistemas. Para mais informações, os proprietários podem entrar em contato com a Land Rover pelo telefone 0800 012 2733.

Governo confirma mudança na regra de importação de veículos

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) confirmou na noite desta quinta-feira (12) a medida que aumenta barreiras à importação de veículos. A partir de hoje, para tais produtos entrarem no mercado nacional, o importador terá de pedir uma licença prévia para a liberação e guias. Até então, o procedimento era feito de forma automática. Segundo a assessoria do MDIC, a medida vale apenas para veículos prontos, não para autopeças.

O ministério informou que a maioria das licenças será concedida, mas haverá maior demora para que os veículos cheguem ao Brasil. O objetivo é monitorar o fluxo comercial de veículos importados. Isso porque os dados indicam que houve aumento de 71% das importações em abril ante março, aponta o governo.

Para a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), que havia confirmado mais cedo a nova regra do governo, o aumento de barreira à importação é uma resposta ao governo argentino, que tem dificultado a entrada de produtos brasileiros em seu mercado.

“Temos 2,5 mil máquinas agrícolas paradas na Argentina e que não podem entrar no país”, argumentou ao G1 o diretor de relações institucionais da Anfavea, Ademar Cantero. De acordo com ele, foi a própria entidade que alertou o governo sobre a posição adotada pelo país vizinho e principal importador de produtos oriundos do Brasil no setor.

Medida se estende a todos os países

No entanto, a imposição de licença prévia deve valer para todos os mercados, já que a Organização Mundial do Comércio (OMC) proíbe que a medida seja adotada para um país especificamente. Ainda de acordo com as regras da OMC, o Brasil tem até 60 dias para permitir a entrada dos produtos. Segundo Cantero, essa regra não é cumprida pela Argentina. “Quando alertamos o governo, dissemos que a Argentina não tem cumprido o prazo de 60 dias”, acrescentou.

Apesar da reclamação da Anfavea, Cantero ressaltou que esta é uma medida governamental, que trata “da relação simétrica de comércio entre os dois países”.

A Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva) diz que não vai se pronunciar por enquanto. A entidade representa 30 marcas importadas para o Brasil, entre elas, as alemãs BMW e Porsche, a italiana Ferrari, a sul-coreana Kia Motors, a sueca Volvo e a chinesa Chery.

No setor, entre as medidas que protegem o mercado nacional da invasão de produtos importados existe a alíquota de importação de 35% sobre o valor do veículo. No entanto, se o produto vier de algum país que tenha relações comerciais bilaterais com o Brasil e a fabricante possuir unidade industrial no território nacional, ele fica isento. É o caso de veículos oriundos da Argentina e do México, que representam a maior parte dos importados no país.

São produzidos na Argentina, por exemplo, a perua SpaceFox e a picape Amarok, da Volkswagen, os sedãs Peugeot 408 e Renault Fluence, e o Chevrolet Agile.

Do G1

Assista vídeo da campanha Década de Ação pela Segurança do Trânsito

Filme de promoção da campanha em favor da segurança no trânsito promovida pela Organização Mundial da Saúde, pela FIA FOUNDATION e pelo Banco Mundial.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Volkswagen confirma nova marca para o mercado chinês

A Volkswagen anunciou nesta quarta-feira (11) a criação, para mercado automotivo chinês, da nova marca Kaili, resultado da parceria com o FAW Group. A união das duas marcas já teria sido aprovada pelo Ministério da Indústria e da Tecnologia da Informação do país asiático.

Como primeiro veículo, a Kaili, de acordo com informações da própria montadora de origem alemã, deverá produzir um elétrico para passageiros. Não foram revelados, porém, dados sobre como será este veículo ou quando terá início a fabricação.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Porsche bate recorde de vendas no Brasil



A Stuttgart Sportcar, importadora oficial da Porsche no Brasil, anunciou nesta terça-feira (10) a venda de 130 veículos em abril – melhor mês da história da marca no país. O Cayenne é o Porsche mais vendido no Brasil e já pode, inclusive, ser visto rodando por João Pessoa.

De janeiro a abril foram comercializadas 222 unidades (88 em abril). O Panamera aparece logo com seguida, com 47 carros. O recorde anterior pertencia a dezembro de 2010, quando foram comercializados 120 carros. Nos quatro primeiros meses de 2011, a Porsche já emplacou 385 unidades, 140 a mais do que no mesmo período do ano passado.


terça-feira, 10 de maio de 2011

Renault anuncia terceiro turno de fábrica e lança novo Sandero


Enquanto as sul-coreanas Kia Motors e Hyundai pressionam a Peugeot e a Citroën, a francesa Renault está focada em dar dor de cabeça à Ford. Ao lançar o Novo Sandero, nesta terça-feira (10), o presidente da montadora do Brasil, Jean-Michel Jalinier, revelou que a meta da companhia é ter 8% de participação no mercado local até 2016, com 300 mil veículos comercializados. Atualmente, a Renault tem 5% e, segundo o executivo, vai fechar o ano com 5,5%, ainda em quinto lugar no ranking de marcas.

O caminho para atingir a meta já está traçado. Em Florianópolis, Jalinier anunciou o terceiro turno na fábrica de São José dos Pinhais (PR) -que ganhará mais 1 mil funcionários, sendo 700 operadores e 300 para cargos administrativos e de engenharia. E a linha 2012 do Sandero chega com novos itens de série, visual atualizado e preços menores (a partir de R$ 28,7 mil contra os R$ 29,6 mil da linha atual).

Diferentemente do sedã Fluence, lançado no início do ano, o Sandero foi totalmente desenvolvido para o mercado brasileiro e é a grande aposta da marca no país. A expectativa é vender cerca de 7 mil unidades por mês do modelo, ou 80 mil unidades por ano. "A Europa não terá este carro, mas vamos exportar para a América Latina", diz o executivo. O Sandero corresponde de 40% a 42% do total de vendas da marca no país.

O próximo lançamento para este ano é o utilitário esportivo Duster, projeto da divisão romena Dacia que será totalmente adaptado para o Brasil. De acordo com o presidente da Renault, houve uma grande preocupação para aumentar o índice de nacionalização de peças. O modelo contará com 65% de peças nacionais. O índice de nacionalização do Sandero é de 87%.

Do G1

Você acha que conhece o Camaro?

Volks comemora 35 anos do Golf GTI com edição especial


A Volkswagen apresentou nesta segunda-feira (9) na Alemanha a série especial “Edition 35” do Golf GTI. Com pequenas modificações visuais e mais potência, o modelo começa a ser vendido no mercado alemão com preço sugerido a partir de 30.425 euros (US$ 43.645, de acordo com a cotação desta segunda-feira).

O “Edition 35” é equipado com motor quatro cilindros 2.0 TSI – com turbocompressos e injeção direta de combustível –, reprogramado para desenvolver 235 cv de potência, 25 cv a mais que a versão comum do GTI. A transmissão é automática de seis velocidades e dupla embreagem.

Com G1

domingo, 8 de maio de 2011

Jetta 2011: Elegância e esportividade numa mesma embalagem


Se você já viu um Jetta e achou ele com cara de carro elegante para gente de meia idade e que vê a direção como uma chata obrigação, você ainda não viu o Jetta 2011. Tudo bem, a parte da elegância continua a mesma, o traços limpos e os bancos de couro claro são lindos, mas o que faltou para você foi entrar e acelerar!



A concessionária Mais, da Volksvagem, emprestou o modelo 2.0 16v STI à Auto News por algumas horas e o resultado de ter este carro de 200cv nas mãos, aliás o mais potente da categoria, foi de revirar o estômago. Com dupla embreagem, Tiptronic e de seis marchas, o carro responde imediatamente com toda sua força quando você pisa no acelerador.

Se por um lado toda a estética do Jetta remete a uma direção tradicional, as seis marchas que usam da melhor forma toda a potência do motor, mais o câmbio borboleta e o teto solar elétrico conferem ao modelo um ar esportivo que poucos sedãs têm.

A tecnologia também está presente neste carro que tem tudo para agradar a todos os públicos. Porta luvas refrigerado, tela touch scrreen, comandos de voz que integram o telefone ao rádio, o ar-condicionado dualzone e o sistema de estacionamento visual completam o pacote que pode chegar ao preço de R$ 90 mil.

E para quem se assusta com sedãs de câmbio automático por conta do consumo, a Autonews não teve chance de certificar, mas a fábrica anuncia que o carro consome em média 9,4 km/l na cidade e 13,4 km/l na estrada, o que é fácil de acreditar ao ver como o câmbio de seis marchas não deixa o motor se esforçar para trabalhar.

Outro ponto forte do Jetta é o espaço interno. Mesmo para pessoas com mais de 1,80m o carro acomoda bem quem vai na frente ou no banco de trás. Quem anda atrás, inclusive, tem acesso à mala pelo encosto do banco, conta com saída de ar-condicionado direcional, porta revistas e uma tomada de 12v.

*Este texto foi originalmente publicado na coluna Auto News, do Jornal da Paraíba em 8 de maio de 2011.

Veja mais imagens no novo Volkswagen Jetta


Clique nas imagens para vê-las maior

Experimentando o VW Jetta 2011 em João Pessoa


Leia mais sobre o novo Jetta 2011 na coluna Auto News do Jornal da Paraíba, neste domingo.

sábado, 7 de maio de 2011

New Fiesta entra na briga dos sedãs, mas preço desanima

O New Fiesta três-volumes da Ford é lindo. Isso ninguém discute, mas é ruim de vendas, ao menos no Brasil. O problema é o preço. Com uma única versão denominada SE, parte de R$ 50.700. Segundo a Ford, foram 10 mil emplacamentos de setembro de 2010 até o final de abril último.

No entanto, a Fenabrave registrou, de janeiro a abril deste ano o emplacamento de 11.311 unidades. O número é a soma das vendas de Fiesta Rocam sedã e de New Fiesta -- um método de ranqueamento comum na Fenabrave, que junta Corsa Sedan e Classic no mesmo dado, por exemplo.


Atualmente, o New Fiesta SE tem como item de série, ar-condicionado com saída para o banco de trás, direção com assistência elétrica, travas e vidros elétricos, computador de bordo, som com seis alto-falantes, ajuste de altura e profundidade do volante, rodas de liga aro 15" e variados itens visuais (grade frontal cromada) e de conforto a bordo (cinco porta-copos.

Por mais R$ 1.270, totalizando R$ 51.970, o carro virá com sistema ABS nos freios. E por R$ 55.770 você terá direito a sete airbags. Completando esse pacote top, bancos revestidos em couro, terceiro apoio de cabeça, luz de leitura e porta-revistas traseiros e insertos cromados no volante.


Todos esses são itens também presentes nos concorrentes Honda City, do Kia Cerato entre outros, mas o New Fiesta carrega o estigma de ser “apenas” o sedã do Fiesta tradicional hatch, que custa cerca de R$ 20 mil a menos.


GM obtém maior lucro trimestral em mais de uma década

A General Motors anunciou nesta quinta-feira (5) que ganhou US$ 3,2 bilhões, ou US$ 1,77 por ação, no primeiro trimestre do ano. É o maior lucro da companhia em mais de uma década para um período de três meses e mais que o triplo obtido entre janeiro e março de 2010. O resultado foi puxado pela maior procura dos consumidores por carros mais econômicos e o montante arrecadado com a volta da montadora à bolsa.

As vendas tiveram alta de 12%, aquecidas por compactos como o Chevrolet Cruze, sexto carro mais vendido nos EUA em abril, segundo a agência Autodata, e por crossovers mais eficientes, como o Chevrolet Equinox and GMC Terrain.

Houve crescimento de 25% na comercialização de veículos da GM nos Estados Unidos e 10% na China, atual maior mercado da montadora, onde o ritmo diminuiu em relação ao primeiro trimestre de 2010. A receita no período subiu 15%, para US$ 36,2 bilhões.

No exterior, os ganhos da GM caíram 47%, para US$ 408 milhões. Na Europa, houve prejuízo. O balanço trimestral incorpora ainda o valor de US$ 1,6 bilhão obtido com a venda da Delphi e uma multa de US$ 400 milhões que a empresa recebeu na Europa por causa de uma mudança na prestação de contas.

Com os resultados, a GM caminha para retomar a liderança mundial em vendas, perdida para a Toyota. E segue rumo a ultrapassar os US$ 4,7 bilhões que lucrou em todo o ano de 2010, o primeiro com resultado positivo desde 2004 e o seu maior ganho desde 1999.

Do G1

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Jaguar confirma a produção em série do híbrido C-X75


A Jaguar confirmou nesta sexta-feira (6) que o protótipo C-X75 será produzido em série como superesportivo híbrido. De acordo com a marca de luxo, o elegante C-X75 terá índices similares de desempenho dos esportivos de série mais potentes do mercado, com a mais alta tecnologia e os mais baixos índices de consumo de combustível.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Obrigatoriedade do ABS é publicada no Diário Oficial

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou na última terça-feira (3), no Diário Oficial da União, a Resolução nº 340, que regulamenta a obrigatoriedade de veículos produzidos no Brasil, a partir de 1º de janeiro de 2014, a saírem de fábrica com o sistema antitravamento das rodas conhecido como sistema de freio ABS.

O Freio ABS é um sistema composto por uma unidade de comando eletrônica, sensores de velocidade e unidade hidráulica ou pneumática que tem por finalidade evitar o travamento das rodas durante o processo de frenagem. Esse sistema adicional facilita o condutor manter o controle do veículo durante o processo de frenagem, principalmente em pista escorregadia, com possibilidade de evitar acidentes causados pelo travamento das rodas.

A Resolução nº 380, de 28 de abril de 2011, classifica os automóveis em diversas categorias e estabelece um cronograma para a adaptação das montadoras à nova legislação. De acordo com a escala, já devem contar com o dispositivo de segurança 15% da frota de veículos para o transporte de passageiros de até oito assentos ou os de cargas leves de até 3,5 toneladas. A partir de 2014, os veículos, sejam nacionais ou importados, só serão registrados e licenciados se dispuserem desse sistema.

Conhece o Uno conversível? Então veja agora

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Autovia e Brazmotors são premiadas por serviços de pós-vendas

A General Motors do Brasil premiou, na tarde desta quarta-feira (4), a concessionária Autovia, em João Pessoa com a placa classificação Classe A em serviços de pós-vendas. Esta foi a quarta vez consecutiva que a loja recebeu o reconhecimento da marca. Quem entregou a placa ao superintendente da empresa paraibana, Ricardo Carlos, foi a Isela Costantini, diretoria nacional de Pós-Vendas da GM.

Segundo ela, esta classificação, que já destaca a Autovia em relação a outras concessionárias da marca na Paraíba e no Nordeste, também marca a excelência dos paraibanos no mercado braileiro. “Das 490 lojas do Brasil, apenas 39 foram cosideradas Classe A. Quando lembramos que esta é a quarta vez que esta loja recebe esta placa, o destaque é ainda maior”, contou.

Para ser coniderada Classe A, as concessionárias precisam acumular pontos em uma espécie de avaliação feita pela Chevrolet. São 12 pontos que precisam funcionar perfeitamente, entre eles o atendimento ao cliente, o serviços de revisão e satisfação com serviço de oficina. Na prática, a GM quer garantir que seus representantes garantam um bom atendimento.

Brazmotors

Outra loja que também vai receber o Classe A é a Brazmotors. Na manhã desta quinta-feira, a concessionária que oferece entre outros carrões o Malibu, deve receber seu 14º prêmio. “Por ser mais antiga, a loja do mesmo grupo da Autovia teve chance de ser premiada mais vezes, mas a quantidade de títulos chama a atenção mesmo quando comparada a qualquer outra concessionária do Brasil”, garantiu Isela Costantini.

Experimentando o novo Volksvagen Jetta (nova prévia)

terça-feira, 3 de maio de 2011

Diretor da Volkswagen Nordeste vem à Paraíba entregar picapes

O Diretor Geral da Volkswagen Nordeste estará na Mais VW, nesta sexta-feira, 06 de maio, para entregar 30 picapes Amaroks. A Mais VW é uma das concessionárias Volkswagen em João Pessoa, sendo a quarta maior vendedora de Amaroks no Nordeste.

A Mais Volkswagen foi considerada pelo Prêmio Alta Perfomance 2010 a melhor concessionária Volkswagen na Paraíba. Os principais itens analisados foram: satisfação dos clientes e o desempenho da concessionária em vendas e serviços. Colocando assim, a Mais, no 17º lugar, entre as 600 concessionárias Volkswagen existentes no Brasil.

A pick-up Amarok foi considerada pela revista especializada, Auto Esporte, como a melhor picape de 2011. A Amarok tem a melhor tecnologia, o maior espaço interno e o melhor conforto, com a área da caçamba espaçosa e com capacidade de carregamento de peso. São por esses e outros motivos que a Amarok foi eleita a melhor Picape.

É por unir a excelência da Mais com as qualidades da Amarok que a Mais Volkswagen se tornou a quarta maior revendedora da Pick-up, em João Pessoa, caminhando com sucesso para se tornar a primeira e continuar com sua ‘alta performance’.

Da assessoria

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Nissan March chega em outubro para disputar espaço com Gol e Uno


A Nissan confirma a chegada do March ao mercado brasileiro em outubro. O compacto será oferecido com duas opções de motor: 1.0 16V de 77 cv (etanol), o mesmo do RenaultSandero, e 1.6 16V, derivado do motor do Tiida, com 106 cv de potência (gasolina). Ambos serão flex e o preço ficará em torno dos R$ 30 mil.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

publicidade