segunda-feira, 5 de setembro de 2011

QQ em teste


Depois de rodar por um dia com o QQ, a sensação de que ele representa uma nova tendência que deve ser seguida aumentou. O pouco peso aliado aos freios ABS nas rodas dianteiras e a direção hidráulica geram um tipo de conforto e segurança que dificilmente se experimenta em uma carro popular.

Claro, direção hidráulica já está presente em muitos compactos, mas a certeza de que o carro não vai patinar ao frear e que airbags estão ao seu dispor para o caso de uma emergência ajudaram no teste em que se verificou o “nervosismo” do motor 1.1 de 16v do pequeno carro.



A resposta ao acelererar é muito rápida. A cara de desconfiança dos demais motoristas ao ver o carro parado no sinal é logo transformada em espanto ao ver a desenvoltura do QQ partindo. Obviamente esse não é um carro esporte ou mesmo feito para andar correndo. Aliás, seu pouco peso o deixa instável quando você ultrapassa os 100 km/h.

Mas por outro lado, mesmo com um motor “modesto” e bem econômico de 68 cavalos, há quem diga que já conseguiu fazer 17km/l (a fábrica promete 14km/l), o seu pouco peso (1.265kg) o permite ter uma ótima relação de torque. O tempo de 0 a 100 km/h não foi testada por falta de pista fechada para o teste, mas eu acredito que os 14s prometidos pela fábrica são bastante plausíveis.

publicidade
Seu painél digital apresenta as informações de forma moderna e precisa. O QQ tem ainda além da direção hidráulica e duplo airbag, ar condicionado, faróis de neblina dianteiros e traseiros, vidros, travas e retrovisores elétricos e rádio AM/FM com CD Player MP3 com entrada USB e SD Card, tudo isso de série.

Quanto à tendência que falei no início do texto, é a de oferecer produtos cada vez mais seguros e econômicos por um preço mais justo no Brasil. Atualmente a maioria dos brasileiros conta com veículos mais baratos que não oferecem nenhum item de segurança. E mesmo quando são equipados com opcionais, estes são apenas itens de conforto.

Com este modelo, a Chery vai acabar influenciando no preço dos concorrentes e, até mesmo, dos carros semi novos. Já que pelo mesmo preço pago por um carro usado completo das marcas tradicionais é possível comprar um QQ (R$ 24.990,00 na Paraíba) com 3 anos de garantia. É de se pensar.

Este artigo foi originalmente publicado na coluna Auto News
do Jornal da Paraíba de 4 de setembro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

publicidade