terça-feira, 23 de março de 2010

Honda lança modelo esportivo do Fit no Reino Unido

A Honda lança no Reino Unido um novo design para o Jazz, no Brasil chamado de Fit. O novo modelo será mais esportivo e pretende ser mais atraente para jovens motoristas.



O conjunto terá rodas de 16 polegadas, grade dianteira cromada, spoilers traseiros, tapetes bordados e a marca Si na tampa do porta-malas e porta-luvas. A transmissão é apenas manual.



Os preços vão de 12.835 libras, equivalente a cerca de R$ 35 mil, para o modelo 1.2 e 13.510 libras, equivalente a cerca de R$ 36.800, para o 1.4. O Jazz Si começará a ser vendido na Europa em 1º de abril.

Do G1

domingo, 21 de março de 2010

Outono exige cuidados redobrados com ar-condicionado

O outono começou e, nesta estação, os picos de calor e frio se tornam constantes, o que faz aumentar o uso do ar-condicionado do carro. O liga e desliga pode ser prejudicial ao sistema, caso o motorista não tome alguns cuidados.

De acordo Geraldo Barbosa de Lima Filho, um dos proprietários da Super Ar, empresa de manutenção e higienização de ar-condicionado, o ideal em situações de uso constante é que pelo menos uma vez por semana, antes de desligar o veículo, acione-se o ar quente para secar o sistema de refrigeração e evitar a formação de fungos e bactérias.

“Depois de usar o ar-condicionado é como se deixássemos um pano úmido dentro de uma gaveta fechada, que neste caso é a caixa de ar”, afirma Filho. “Como o local não tem ventilação, com o tempo a umidade pode gerar fungos e bactérias e o ar quente ajuda a combatê-los."

No uso urbano, fechar a entrada de ar externo evita o acúmulo de poeira no sistema. “Mas se for pegar uma estrada, para uma viagem longa, o motorista deve deixar essa entrada aberta para renovar o ar no interior do veículo”, afirma o proprietário da Super Ar.

Mesmo que o motorista tome todos esses cuidados, em cidades com grande índice de poluição, como São Paulo e Rio de Janeiro, a higienização deve ser feita a cada seis meses. “Em carros mais antigos, em que o sistema de refrigeração não utiliza filtros de ar, a limpeza da caixa de ar deve ser ainda mais frequente”, afirma Jair Silva, supervisor de serviços da Affinia Automotiva, fabricante de filtros de ar.

Para os filtros, a recomendação é que eles sejam trocados a cada 15 mil quilômetros ou um ano. “O proprietário do veículo sabe que a troca do filtro já passou da hora quando as saídas de ar começam a emitir partículas sólidas, mau cheiro ou quando o ar-condicionado fica ineficiente”, afirma Silva.

A localização do filtro de ar depende da fabricante do veículo e do modelo e, por isso, apesar de simples, a troca deve ser feita por um especialista. “Em um carro popular, a média de preço do filtro de ar é de R$ 40”, diz o supervisor da fabricante de filtros de ar.

Alguns modelos têm um sistema que aguarda de 3 a 5 segundos para religar o sistema de refrigeração, para evitar danos ao compressor do ar. “Mas há veículos que não dispõe deste sistema e ao ligar o carro, o ar liga junto e toda a força do motor é enviada ao compressor, que pode romper com o tempo”, diz Filho. “Um compressor de um carro popular custa no mínimo R$ 1,4 mil.”

Milene Rios Do G1

sexta-feira, 12 de março de 2010

Honda inicia as vendas do novo simulador de condução no Japão

A Honda inicia este mês a comercialização de um novo simulador de condução para os motoristas de automóvel. Mas apesar de uma máquina como esta ser muito necessária aqui no Brasil, ela foi feita e é destinada ao mercado japonês, o aparelho visa educar as pessoas sobre como dirigir com segurança no dia a dia.

Segundo a assessoria de imprensa da fábrica da Honda no Brasil, o novo simulador conta com gráficos e descrições de fácil compreensão, dando dicas de como ser cauteloso no trânsito. Além disso, o motorista recebe conselhos de como garantir uma condução segura em situações desfavoráveis, como acidentes e colisões.

Com instruções mais detalhadas e precisas, o novo aparelho é composto por uma tela de LCD de 42 polegadas, onde a pessoa tem a sensação de estar muito próxima da realidade.

O equipamento conta ainda com programas que permitem simular conduções em modo noturno, com neve e em rodovia. A expectativa de vendas no Japão neste primeiro ano é de 30 unidades. Desde 2001, a Honda desenvolve simuladores de condução de automóveis.

terça-feira, 9 de março de 2010

Honda City é eleito o melhor carro para portadores de deficiência


A Honda Automóveis foi a principal vencedora da 12ª edição do prêmio “O Melhor Carro para a Pessoa com Deficiência”, promovido pela Revista Nacional de Reabilitação. Com menos de um ano de atuação no mercado brasileiro, o Honda City ficou com a primeira colocação. O New Fit e o New Civic também figuraram entre os eleitos, com as segunda e terceira posições, respectivamente.

A pesquisa contou com a participação de 2.354 pessoas, entre portadores de deficiência, seus familiares, profissionais da área de saúde e empresas do setor. Do total, 27% escolheram o Honda City como o veículo mais apropriado para esse público, enquanto o monovolume da marca recebeu 21% dos votos. O New Civic contabilizou 16% da preferência dos participantes.

Para se chegar à escolha do carro que melhor se ajusta às expectativas desse consumidor foram considerados aspectos como a acessibilidade a comandos do painel, posição de dirigibilidade, adaptações, relações custo/benefício, design, tecnologia, atendimento e entrega do veículo pela concessionária.

A aceitação dos modelos Honda pelo público portador de necessidades especiais não é nova. A linha Civic já figurou na primeira colocação em outras sete edições da pesquisa, enquanto a primeira geração do Honda Fit havia alcançado o prêmio principal em uma oportunidade.

O resultado desta edição da pesquisa feita pela Revista Nacional de Reabilitação reafirma o sucesso do Honda City num curto espaço de tempo.

Entre julho, quando foi apresentado, e dezembro do ano passado, acumulou 14.630 unidades emplacadas. Em janeiro de 2010, outras 2.593 unidades foram comercializadas.

Honda Conduz

O prêmio alcançado pelo Honda City é um reconhecimento do envolvimento da Honda Automóveis com o público portador de deficiência. Desde o início da produção nacional, em 1997, a marca possui o Honda Conduz, programa específico voltado para o portador de necessidades especiais, que visa auxiliá-lo na obtenção da documentação necessária para a compra de veículos.

Com assessoria Honda

Defeito na roda: Fiat Brasil terá que fazer recall do Stilo

O Ministério da Justiça anunciou nesta terça-feira (9) que vai multar a Fiat do Brasil em R$ 3 milhões por defeito de fabricação no Fiat Stilo. Em paralelo, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) decidiu obrigar a montadora a realizar o recall imediato das unidades do modelo fabricadas a partir de 2004.

A Fiat Automóveis informou, em nota oficial na noite desta terça-feira, que cumprirá a decisão do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) e determinará em breve a realização de recall para a substituição do cubo da roda traseira do Fiat Stilo, nos casos em que o veículo se enquadrar na decisão dos órgãos oficiais. A montadora diz que a decisão a "surpreendeu".

"A empresa reitera, entretanto, que os modelos Fiat Stilo não apresentam qualquer inconveniente nem risco ao consumidor, conforme sustenta laudo técnico elaborado por sua área de Engenharia, confirmado pelo Inmetro e outras instituições técnicas", diz a nota.

A Fiat Automóveis informa ainda que tomará, de imediato, a providência de recorrer da decisão nas esferas competentes, "em busca do pleno esclarecimento dos fatos".

O problema está no conjunto do cubo da roda do Stilo, que pode romper-se e causar a soltura da roda. O órgão destaca que não foram observados acidentes envolvendo veículos com freios ABS.



Do G1

quarta-feira, 3 de março de 2010

Veículo elétrico da Honda fica só no papel

O novo veículo 3R-C da Honda é uma solução para os problemas de locomoção urbana – mas pode demorar bastante para se tornar realidade.

Lançado no Salão do Automóvel de Genebra esta semana, ele possui três rodas e baterias recarregáveis.

Criado pelo time de design da Honda em Milão, o veículo é um projeto minimalista voltado para transporte de apenas uma pessoa. A bateria elétrica está montada em posição baixa no chassi, mantendo o centro de gravidade baixo e aumentando a estabilidade.

O assento possui proteção reforçada nas laterais, para reduzir o risco de machucados em impactos. O porta-malas, diminuto, fica na frente, combinado com a ideia de um veículo para transporte urbano.

O design futurista, no entanto, é apenas um protótipo: a Honda anunciou que não tem planos de produzi-lo.

Da INFO Online
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